Friday, December 10, 2010

Resumo dos Processos do PMBOK

Gerenciamento de Escopo:

Engloba os processos necessarios para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessario, e apenas o necessario, para terminar o projeto.
- Coletar os requisitos (planejamento)
- Definir o escopo (planejamento)
- Criar a EAP (planejamento)
- Verificar o escopo (execucao)
- Controlar o escopo (execucao)

Gerenciamento de Tempo:

Engloba os processos necessarios para assegurar o termino pontual do projeto.
- Definir atividades (planejamento)
- Sequenciar atividades (planejamento)
- Estimar a duracao das atividades (planejamento)
- Estimar os recursos das atividades (planejamento)
- Desenvolver o cronograma (planejamento)
- Controlar o cronograma (monitoramento e controle)

Gerenciamento de Custos:

Engloba os processos necessarios para estimativas, orcamentos, controle para assegurar que o projeto seja terminando dentro do custo orcado.
- Estimar os custos (planejamento)
- Desenvolver o orcamento (planejamento)
- Controlar os custos (monitoramento e controle)

Gerenciamento de Qualidade:

Engloba os processos e aas atividades da organizacao executora que determinam as politicas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaca as necessidades para os quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto.
- Planejar a qualidade (planejamento)
- Realizar a garantia da qualidade (execucao)
- Realizar o controle da qualidade (monitoramento e controle)

Gerenciamento de Recursos Humanos:

Engloba os processos para desenvolver, mobilizar e gerenciar a equipe do projeto, com papeis e responsabilidades atribuidos de forma clara.
- Planejar os recursos humanos (planejamento)
- Mobilizar a equipe do projeto (execucao)
- Desenvolver a equipe do projeto (execucao)
- Gerenciar a equipe do projeto (execucao)

Gerenciamento de Comunicacao:

Engloba os processos para assegurar que todas as informacoes sejam coletadas, organizadas, registradas e distribuidas de maneira oportuna e apropriada.
- Identificar as partes interessadas
- Planejar as comunicacoes (planejamento)
- Distribuir as informacoes (execucao)
- Gerenciar a expectativa das partes interessadas (execucao)
- Reportar o desempenho (monitoramento e controle)

Gerenciamento de Riscos:

Englobas os processos para identificacao, analise e plano de respostas para os riscos identificados. Tem como objetivo aumentar a probabilidade de impactos positivos e reduzir a probabilidade de impacto negativo.
- Planegar o gerenciamento de risco (planejamento)
- Identificar os riscos (planejamento)
- Realizar a analise qualitativa dos riscos (planejamento)
- Realizar a analise quantitativa dos riscos (planejamento)
- Desenvolver o plano de reposta ao riscos (planejamento)
- Monitorar e controlar os riscos (monitoramento e controle)

Gerenciamento de Aquisicoes:

Engloba os processos necessarios para comprar ou adquirir recursos, abrangendo toda administracao dos contratos emitidos por uma organizacao externa ao projeto e administrando as obrigacoes contratuais.
- Planejar as aquisicoes (planejamento)
- Conduzir as aquisicoes (execucao)
- Administrar as aquisicoes (monitoramento e controle)
- Encerrar as aquisicoes (encerramento)

Gerenciamento de Integracao:

Engloba os processos necessarios para identificar, definir, combinar e unificar todos os processos de gerenciamento.
- Desenvolver o termo de abertura do projeto (iniciacao)
- Desenvolver o plano do projeto (planejamento)
- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto (execucao)
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto (monitoramento e controle)
- Realizar o controle integrado de mudancas (monitoramento e controle)
- Encerrar o projeto ou fase (encerramento)

No comments: