Wednesday, March 02, 2011

Como o uso de leis pode ser eliminado

Nos dias de hoje nós tentamos controlar o comportamento humano estabelecendo leis ou sinalizando ameaças sem fazer nenhuma mudança nas condições físicas do ambiente, que são responsáveis pelo comportamento aberrante. Quando os recursos da Terra forem entendidos como uma herança comum a todos, leis irrelevantes e contratos sociais desaparecerão.
Numa economia baseada em recursos, a responsabilidade social não será uma função de leis artificiais ou de força. Proteções contra o abuso poderão ser projetadas como integrantes do ambiente. Um exemplo disso é a proposta de cidades onde pessoas terão o acesso livre a recursos sem uso de débito. Isto eliminaria o roubo. Tais medidas não se tratam de leis para prevenir e punir abusos. Ao contrário, são meios de eliminar falhas na construção social, eliminando assim a necessidade de leis.
Nós estamos propondo acabar com os sistemas que causam corrupção e sofrimento humano em primeiro lugar. Numa cidade com transporte limpo e seguro não precisamos de polícia para monitorar a velocidade, semáforos ou aplicar multas.
Outros exemplos são a água e o ar. Embora ambos sejam fundamentais para a sobrevivência de todos nós, não existem leis regulando a quantidade de respirações por hora e goles de água que possamos usufruir, pois temos uma enorme abundância destes recursos.
Enfatizamos que esta abordagem global nada tem a ver com os objetivos atuais da elite que está no poder e busca aumentá-lo através de uma cada vez maior dominação da maioria das pessoas. Esta nova perspectiva global dá a oportunidade para cada pessoa ser o que ela quiser sem nenhuma forma de submissão miserável a um governo e/ou corporação.
Uma sociedade que se importa com a vida humana tem por base disponibilizar acesso aos recursos para todas as pessoas, independente de raça, cor ou credo. Quando um governo faz leis hoje em dia, somos levados a crer que elas existem para melhorar a vida de todos. O fato é que leis são subprodutos de um sistema insuficiente.
A grande questão é: "conseguiremos superar a ideia de que "alguém" deva tomar as decisões por nós?".
Uma melhor compreensão da lei natural envolve a relação do homem com o ambiente, que suporta toda a vida. Tudo é dependente das leis da natureza. As leis naturais não podem ser quebradas sem trazer enormes consequências para os indivíduos e as sociedades. As leis naturais dominam todos os sistemas vivos. Por exemplo, sem água, luz solar e nutrientes, todas as plantas e animais morrem.
Um ambiente com escassez, fome e miséria é uma ameaça a todos.

No comments: