Thursday, February 24, 2011

A essência de métodos e arquiteturas ágeis - Comunicando Decisões Técnicas

A comunicação talvez seja o princípio mais importante das escolas ágeis mas é infelizmente muito mal compreendido por técnicos de TI. Exploro aqui duas rápidas questões sobre princípios de comunicação efetiva.
O princípio da comunicação quente
A paleta de cores abaixo mostra algumas formas de comunicação em projetos. Quanto mais quente (à direita), mais rico e efetivo é o mecanismo de comunicação.
Comunicação Quente
Surpreendemente, analistas gostam de email e documentação (mesmo com o colega a dez metros de distância), que são formas frias de comunicação. Ao invés, comunicações quentes (conversas) devem ser usadas para estabelecer sinergia e transmitir idéias entre times. Este princípio, explorado anteriormente por Alistair Cockburn e revisitado por Scott Ambler, é descrito em mais detalhes aqui.
O princípio SUCESSO
Idéias que colam e sào lembradas por pessoas são simples, inesperadas, concretas, transmitem crença imediata, remetem a emoções e são baseadas em histórias. Cito como um exemplo um assunto aparentemente árido - a instrumentação de alarmes em sistemas telefônicos, que foi transmitido com sucesso através da metáfora arquitetural Clínica médica por um grupo de técnicos do nosso convívio.
Princípio Sucesso
O caso completo é descrito em mais detalhes aqui.
O livro Idéias que Colam, escrito por Chip Heath e Dan Heath, endereça estes princípios e fornece dezenas de exemplos de como comunicar efetivamente idéias para outras pessoas.É um livro brilhante e leitura indispensável a bons comunicadores.
Idéias que Colam
Pensamento do dia: “True interactivity is not about clicking on icons or downloading files, it’s about encouraging communication.”, Edwin Schlossberg.

No comments: