Orientado por temas: refere-se ao fato do data warehouse armazenar informações sobre temas específicos importantes para o negócio da empresa. Exemplos típicos de temas são: produtos, atividades, contas, clientes, etc. Em contrapartida o ambiente operacional é organizado por aplicações funcionais. Por exemplo, em uma organização bancária, estas aplicações incluem empréstimos, investimentos e seguros;
Integrado: refere-se à consistência de nomes, das unidades das variáveis, etc., no sentido de que os dados foram transformados até um estado uniforme. Por exemplo, considere-se sexo como um elemento de dado. Uma aplicação pode codificar sexo como M/F, outra como 1/0 e uma terceira como H/M. Conforme os dados são trazidos para o data warehouse, eles são convertidos para um estado uniforme, ou seja, sexo é codificado apenas de uma forma; Da mesma maneira, se um elemento de dado é medido em centímetros em uma aplicação, em polegadas em outra, ele será convertido para uma representação única ao ser colocado no data warehouse;
Variante no Tempo: refere-se ao fato do data warehouse referir-se a algum momento específico, significando que ele não é atualizável, enquanto que o dado de produção é atualizado de acordo com mudanças de estado do objeto em questão, refletindo, em geral, o estado do objeto no momento do acesso. Em um data warehouse, a cada ocorrência de uma mudança, uma nova entrada é criada, para marcar esta mudança;
Não Volátil: significa que o data warehouse permite apenas a carga inicial dos dados e consultas a estes dados, o chamado "load-and-access“; Após serem integrados e transformados, os dados são carregados em bloco para o data warehouse, para que estejam disponíveis aos usuários para acesso;
No ambiente operacional, ao contrário, os dados são, em geral, atualizados registro a registro, em múltiplas transações; Esta volatilidade requer um trabalho considerável para assegurar integridade e consistência através de atividades de rollback, recuperação de falhas, commits e bloqueios. Um data warehouse não requer este grau de controle típico dos sistemas orientados a
transações;
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