Wednesday, March 14, 2012

DODIG-CRNKOVIC , Gordana - Scientific Methods in Computer Science , Department of Computer Science Mälardalen University , Västerås, Sweden, gordana.dodig-crnkovic@mdh.se

RESENHA

Classificação sempre foi uma das abordagens utilizadas pela ciência. Classificar animais, plantas, planetas, células e tudo o mais que podemos observar seria mais obvia de organizar todo o conjunto conhecimento que produzimos sobre o mundo que investigamos. Classificar o conhecimento produzido pelo estudo da computação não foge a essa regra. Em um artigo fascinante Gordana faz uma reflexão sobre o que é ciência, o que é ciência da computação abordando como o método cientifico é aplicado a investigação. O autor (a) conclui com o trabalho o seguinte (em uma tradução literal):

“Apesar de todas as características que diferem o campo jovem de Ciência da Computação de vários milhares anos antigas ciências como matemática, lógica, e as ciências naturais, podemos tirar uma conclusão que Ciência da Computação contém uma massa crítica de recursos científicos para se qualificar como uma ciência.”

Mesmo concluindo que Ciência da Computação é uma ciência, o termo “ciência da computação”  é carregado de um certa tendenciosidade, associando o conhecimento a ferramentas produzidas pelo mesmo. Como cita o próprio autor (novamente em uma tradução literal):

“A diferença importante é que o computador (o objeto físico que está diretamente relacionado com o
teoria) não é um foco de investigação (nem mesmo no sentido de ser a causa de certo algoritmo
proceder de certo modo), mas é bastante teoria materializada, uma ferramenta sempre capaz de mudança, a fim de acomodar ainda mais poderosos conceitos teóricos.”

Por fim, podemos resumir a idéia central do artigo ao citar o a frase do cientista da computação holandês, Edsger Wybe Dijkstra:

"Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas."

No comments: