Como
todo processo executado na área de TI, o Gerenciamento de Nível de
serviço deve acompanhado pelo Gerenciamento de Serviços de TI, sempre há
necessidade da definição e geração de um relatório de gestão das
atividades desenvolvidas e geração de um relatório de gestão de
atividades desenvolvidas, permitindo o suporte às atividades de
Gerenciamento dos Serviços de TI, tais como monitoração do progresso,
auditorias de atendimento e planejamento dos serviços.
Os
relatórios de gestão são disponibilizado para analise e discussão por
parte da gerencia dos serviços, diretores, CIOs e grupos relacionados a
área de TI
Abaixo
um proposta de estrutura para o relatório de gestão de Gerenciamento de
Nível de Serviço, na qual pode ser adaptada com a necessidade de cada
organização.
- Quantidade de Serviços de TI aprovisionado com Acordo de Nível de Serviço.
- Disponibilidade dos serviços de TI.
- Tempo de reposta durante os horários de pico de demanda.
- Quantidade de problemas relacionados com o nível de serviços.
- Frequência e duração da degradação dos níveis de serviços.
- Quantidade de Acordos de Nível de Serviço implementados.
- Quantidade e Acordos de Nível de Serviço em desenvolvimento.
- Custos relacionados com o Gerenciamento de Nível de Serviço.
- Custos decorrentes das falhas no serviços de TI.
- Satisfação das áreas clientes com os serviços de TI.
- Quantidade de provedores com Contrato de Apoio e Acordo de Nível de Serviço.
- Estatísticas relacionadas a incidentes, problemas e mudanças provenientes de níveis de serviços de TI.
- Informação sobre o crescimento da demanda dos serviços de TI.
- Necessidade de capacitação e atualização da equipe de Gerenciamento de Nível de Serviço.
- Disponibilidade da ferramenta de Gerenciamento de Nível de Serviços.
- Desempenho dos fornecedores das tecnologias empregadas nos serviços de TI.
- Informação sobre o quadro de pessoal da equipe.
- Informação sobre o acumulo de trabalho (backlog), ou seja, Acordos de Nível de Serviços ainda não-atendidos.
- Indicadores de desempenho.
Dados retirados da serie Gerenciamento de TI – livro Gerenciamento de Serviços de TI na Prática – Uma abordagem com base na ITIL
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