“Análise de Negócio é o conjunto de tarefas e técnicas utilizadas para o trabalho como um elo de ligação entre todas as partes interessadas (stakeholders), a fim de compreender a estrutura, as políticas e operações de uma empresa e para recomendar soluções que permitam a empresa a alcançar seus objetivos”.
Análise de Negócio envolve entendimento de como as organizações realiza os seus propósitos e definindo as capacidades que uma empresa requer para fornecer produtos e serviços para seus os clientes (ou stakeholders externos). Inclui a definição de metas, o modo como esses objetivos conectam com objetivos mais específicos, a determinação dos planos de ação que uma organização tem de comprometer-se para atingir esses objetivos e metas e estabelecer a forma como as diferentes unidades de negócio e as partes interessadas internas e externas (stakeholders internos e externos), se interagem. Análise de Negócio pode ser feita para entender o cenário atual de empresa ou servir como base para identificação das necessidades de negócio. Em muitas casos, porém, Análise de Negócio, é feita para definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas ou objetivos. Análise de Negócio deve avaliar e sintetizar as informações que são fornecidas por todas as pessoas que interagem com o negócio, tais como clientes, pessoal de Staff, fornecedores, pessoal de TI, executivos e etc. O Analista de Negócio é responsável por obter as reais necessidades das partes interessadas, não apenas os seus desejos expressos. Em muitos casos, o Analista de Negócio atuará como facilitador da comunicação entre as unidades de negócio. Um exemplo de atuação do Analista de Negócio como facilitar, é no alinhamento das necessidades das unidades de negócio com os serviços entregues pela TI (Tecnologia da Informação). Análise de Negócio pode ser feita para entender o cenário atual de empresa ou servir como base para identificação das necessidades de negócio. Em muitas casos, porém, Análise de Negócio, é feita para definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas ou objetivos. Um Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou papel. A Análise de Negócio profissional não incluem apenas as pessoas com o cargo Analista de Negócios, ela também pode incluir Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista de Processo, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM), Arquitetos de Solução Corporativa, Consultores de Gestão ou qualquer outra pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABok® , incluindo aqueles que exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto, Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade e etc.
Análise de Negócio envolve entendimento de como as organizações realiza os seus propósitos e definindo as capacidades que uma empresa requer para fornecer produtos e serviços para seus os clientes (ou stakeholders externos). Inclui a definição de metas, o modo como esses objetivos conectam com objetivos mais específicos, a determinação dos planos de ação que uma organização tem de comprometer-se para atingir esses objetivos e metas e estabelecer a forma como as diferentes unidades de negócio e as partes interessadas internas e externas (stakeholders internos e externos), se interagem. Análise de Negócio pode ser feita para entender o cenário atual de empresa ou servir como base para identificação das necessidades de negócio. Em muitas casos, porém, Análise de Negócio, é feita para definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas ou objetivos. Análise de Negócio deve avaliar e sintetizar as informações que são fornecidas por todas as pessoas que interagem com o negócio, tais como clientes, pessoal de Staff, fornecedores, pessoal de TI, executivos e etc. O Analista de Negócio é responsável por obter as reais necessidades das partes interessadas, não apenas os seus desejos expressos. Em muitos casos, o Analista de Negócio atuará como facilitador da comunicação entre as unidades de negócio. Um exemplo de atuação do Analista de Negócio como facilitar, é no alinhamento das necessidades das unidades de negócio com os serviços entregues pela TI (Tecnologia da Informação). Análise de Negócio pode ser feita para entender o cenário atual de empresa ou servir como base para identificação das necessidades de negócio. Em muitas casos, porém, Análise de Negócio, é feita para definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas ou objetivos. Um Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou papel. A Análise de Negócio profissional não incluem apenas as pessoas com o cargo Analista de Negócios, ela também pode incluir Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista de Processo, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM), Arquitetos de Solução Corporativa, Consultores de Gestão ou qualquer outra pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABok® , incluindo aqueles que exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto, Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade e etc.
Enjoy!
No comments:
Post a Comment