Sunday, August 22, 2010

O modelo de design hierárquico

O modelo de rede hierárquico é uma ferramenta útil de alto nível para projetar uma infra-estrutura de rede confiável. Ele fornece uma exibição modular de uma rede, o que facilita o projeto e a criação de uma rede escalável.

O modelo de rede hierárquico divide uma rede em três camadas:

Camada de acesso – concede acesso ao usuário a dispositivos de rede. Em um campus de rede, a camada de acesso costuma incorporar dispositivos de rede local comutados com portas que fornecem conectividade a estações de trabalho e servidores. No ambiente WAN, ele pode fornecer a funcionários remotos ou sites remotos o acesso à rede corporativa em toda a tecnologia WAN.
Camada de distribuição – agrega os wiring closets, utilizando switches para dividir os grupos de trabalho em segmentos e isolar problemas de rede em um ambiente de campus. Da mesma forma, a camada de distribuição agrega conexões WAN na borda do campus e fornece conectividade baseada na política.
Camada do núcleo (também conhecida como o backbone) – um backbone de alta velocidade projetado para comutar pacotes o mais rápido possível. Como o núcleo é essencial para conectividade, ele deve fornecer um alto nível de disponibilidade e se adaptar a alterações muito rapidamente. Ele também fornece escalabilidade e convergência rápida.



A figura representa o modelo de rede hierárquico em ambientes de campus. O modelo de rede hierárquico fornece uma estrutura modular que garante flexibilidade no projeto de rede e facilita a implementação e a solução de problemas na infra-estrutura. No entanto, é importante compreender que a infra-estrutura de rede só é a base de uma arquitetura mais ampla. As tecnologias de networking avançaram consideravelmente nos últimos anos, o que resulta em redes cada vez mais inteligentes. Os elementos de rede atuais têm mais características de tráfego, podendo ser configurados para fornecer serviços especializados com base em coisas como os tipos de dados transportados, a prioridade dos dados e até mesmo as necessidades de segurança. Embora grande parte desses serviços de infra-estrutura estejam fora do escopo desse curso, é importante compreender que eles influenciam o projeto da rede. No próximo tópico, iremos explorar a arquitetura corporativa Cisco, que expande o modelo hierárquico, utilizando a inteligência de rede para abordar a infra-estrutura de rede.

Enjoy!

No comments: