Wednesday, August 22, 2012

Arranhando sua própria coceira

O mundo de Código Aberto abraçou esse mantra há muito tempo – eles chamam de “arranhando sua própria coceira”. Para os desenvolvedores de código aberto, significa que terão as ferramentas que querem, entregues da maneira que querem. Mas os benefícios vão mais a fundo.

Como designer ou desenvolvedor de uma nova aplicação, você precisa encarar centenas de micro-decisões todos os dias: azul ou verde? Uma tabela ou duas? Estática ou dinâmica? Abortar ou recuperar? Como tomamos essas decisões? Se é algo que reconhecemos como importante, poderíamos perguntar. O resto, chutamos. E todos esses chutes constroem um tipo de débito em nossas aplicações – uma rede interconectada de coisas que assumimos.

Como um desenvolvedor, detesto isso. O conhecimento de todas essas bombas-relógio em pequena escala nas aplicações que escrevo somam-se ao meu stress. Desenvolvedores de código aberto, arranhando suas próprias coceiras, não sofrem isso. Porque eles são seus próprios usuários, eles sabem a resposta correta para 90% das decisões que precisam tomar. Acho que é uma das razões que as pessoas chegam em casa após um dia duro de trabalho de codificação e ainda trabalham com código aberto: é relaxante.

 — Dave Thomas, The Pragmatic Programmers


No comments: