Thursday, August 23, 2012

O melhor resultado acontece quando todos em um grupo fazem o melhor por si próprios e pelo grupo.

Na verdade, essa frase teve seu inicio com Adam Smith, porém tempos depois, John Nash, brilhante matemático, esquizofrênico, que foi biografado e, teve sua história contada no filme "Uma Mente Brilhante", a completou e trouxe uma das frases mais importantes da Teoria Economica, em se tratando de políticas governamentais.

Fiquei com vontade de debater esta frase porque acredito que realmente, Nash, tem completa razão, não se tratando apenas de governo, mas em todos os possíveis sentidos a que ela possa ser aplicada *grande novidade, mas, mesmo assim quero falar*.

Por Smith "O melhor resultado acontece quando todos em um grupo fazem o melhor por si." Mas vejam que isso trás um grande individualismo e que faz com que as pessoas analisem um ato, a partir apenas dos seus interesses, digamos, momentâneos, esquecendo as consequências paralelas de cada ato e, até quem sabe, por quê não, as consequências futuras. Agir de acordo com seus próprios interesses, até que o seu limite seja alcançado, talvez seja uma análise. Seus interesses vão até onde começam os interesses dos outros sem prejuízo de ambas as partes, que, deveriam ao contrário, se unir, formando um grande benefício do grupo. Sem prejuízo, é o mais importante.

Vejam: Todos nós temos a grande possibilidade do Livre-arbítrio, e por isso agimos de acordo com o que queremos, almejamos, focamos, objetivamos, decidimos. Essas decisões são tomadas somente porque temos a oportunidade de escolher.* Essas escolhas são chamadas pelos economistas de Trade-off.* A escolha será feita de acodo com o que mais se encaixar ou enquadrar naquilo que você determina que é o melhor pra si. Porém, às vezes esquecemos que o mellhor pra nós, pode não ser o melhor para todos a nossa volta, e sofremos as consequências depois, junto a todo o grupo afetado. Então, pelo que pude captar da frase de Nash, quando enfrentamos determinados Trade-offs, temos que ter/possuir um certo dissernimento capaz de nos confirmar ou não que aquele ato é o melhor diante de todas as consequências que podemos enfrentar.

Uma escolha é tomada a partir do detrimento, ou seja, da desistência, de outra. E nossas decisões causarão outros trade-off's, outras consequências a cada instante, daí pra frente. Então, a cada escolha que for tomada temos que pensar/focalizar não só o que é melhor para nós, mas sim para todos, de forma que aquilo que seja bom para um, não invada nem afete o bem-estar do próximo, tornando suas respectivas convivências harmônicas dentro de um espaço-ambiente.

Por isso, lembrem-se sempre:

"O melhor resultado acontece quando todos em um grupo fazem o melhor por si próprios e pelo grupo." John Nash.

No comments: