A primeira coisa que deve-se perguntar é: porque um projeto? De onde surge? Um projeto surge da necessidade ou desejo de se resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.
Como identificar o ponto onde estamos e o ponto onde vamos chegar? Diria que o mais difícil é ideintificar o ponto onde estamos.
Com esses pontos claramente definidos, pode-se aplicar uma metodologia para se alcançar os resultados esperados.
Um ponto importante, mas no geral esquecido pelos gestores ou gerentes de projeto, é a aderência do projeto a(s) estratégia(s) da empresa. Se o seu projeto não for aderente o sufuciente, a chance dele chegar ao final é pequena. A chance dos beneficios serem visiveis é menor ainda.
Mas afinal o que é um projeto?
"Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo".
PMBOK, 2008
Ciclo básico de um projeto se originou a partir do cliclo básico de gestão, no qual todos já ouvimos falar, mas poucos de nós conseguimos de fato utilizar na prática.
Mesmo quando tem-se uma visão clara de um projeto, surge a necessidade de gerenciamento do gerenciamento de projetos. Com isso surge a hierarquia.
O PMBOK apresenta 9 áreas de conhecimento relacionadas ao gerenciamento de projetos. Essas áreas foram catalogadas no corpo de conhecimento conhecido como PMBOK, atualmente na versão 4 de 2008.
Gerenciamento da Comunicação
Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento de Aquisições
Gerenciamento de Tempo
Gerenciamento de Custos
Gerenciamento de Escopo
Gerenciamento de Qualidade
Gerenciamento de Recursos Humanos
Gerenciamento de Integração
Escopo = o que deve ser feito
- Produtos
- Atividades
- O que não será feito
- Exemplos de saídas:
- EAP
- Dicionário de EAP
- Lista de atividades
Tempo = quando fazer
- Duração
- Programação
- Sequenciamento
- Exemplos de saídas:
- Sequenciamento das atividades
- Duração das atividades
- Cronograma
- Rede de atividades
Custos = quanto vai custar
- Definição de recursos
- Taxa de consumo
- Alocação
- Exemplos de saídas:
- Orçamento
- Fluxo de caixa
- Consumo de recursos
- Curva de custos
Aquisições = suprimentos contratados
- Recursos e serviços externos
- Exemplos de saídas:
- Contratos
- Compras
- Insumos
RH = quem faz o quê
- Perfil da equipe de projeto
- Responsabilidades
- Políticas
- Exemplos de saídas:
- Matriz CHA
- Matriz de responsabilidades
- Acordo de trabalho
- Critérios de aceitação
- Especificações funcionais e técnicas
- Exemplos de saídas:
- Critérios de aceite para cada atividade
- Testes de qualidade
Riscos = o que devemos evitar
- Fatores que podem arruinar ou prejudicar a performance do projeto
- Prevenção e reação
- Exemplos de saídas:
- Matriz de riscos (quantitativa e qualitativa)
Comunicação = disseminar a informação correta e útil
- Transmitir a informação certa, no momento certo, da maneira certa, à pessoa certa
- Exemplos de saídas:
- Matriz de comunicação
- Estrutura do ponto de controle
- Relatórios de acompanhamento
- Escalonamento de problemas
- Estruturar a idéia e vendê-la
- Estruturar o planejamento em um plano
- Manter o andamento dentro do desempenho esperado
- Proteger o projeto e suas esferas
- Não deixar pendências
- Saídas principais:
- Project charter
- Plano de projeto
- Plano de gerenciamento do projeto
- Controle de mudanças
- Registro de problemas
Enjoy!
1 comment:
Muito bom. Objetivo e claro. Parabéns.
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