Friday, November 11, 2011

Modelos Analíticos e de Simulação

Prever o desempenho de um sistema, entender seu comportamento, observar prováveis falhas e erros, analisar o melhor caminho de sucesso do sistema, simular proposições e ambientes de sistemas e encontrar soluções exatas ou muito aproximadas para o sistema desejado. Tudo isso pode ser feito usando Modelos Analíticos e de Simulação.

Modelos Analíticos
Analíticos são como fórmulas, mostram exatamente ou muito aproximadamente, como se comporta o sistema analisado. Observe na Figura 1 obtida em.

Modelos de Simulação
Simulação são procedimentos ou algoritmos que vão mostrar numa escala de tempo como vai se comportar o sistema, desde o início ao fim da simulação.
Um programa que vai calcular os avanços até terminar o teste incrementalmente.

Níveis de Detalhamento dos Modelos Analíticos e de Simulação

Modelo de Desempenho ao Nível de Sistema
O nível de explicitação sobre o sistema é baixo, modelado como uma “caixa preta”. É analisado como um conjunto de componentes realizando a analise do funcionamento geral sem alto rigor de detalhes por componentes. Realiza analise dos componentes simultaneamente.

Modelo de Desempenho ao Nível de Componentes
Considera diferentes recursos do sistema e o modo como as requisições usam os diferentes componentes. Discos e redes são considerados pelo modelo, mais preciso sobre o sistema e mais lento lidando com os recursos representando-os como uma fila. 


No comments: