Um grande aliado no planejamento de ações futuras, é o conhecimento das ações feitas no passado, possibilitando identificar suas falhas e acertos.
Esse conhecimento é o núcleo de um Centro de Memória.
Esse conhecimento é o núcleo de um Centro de Memória.
A leitura criteriosa desta documentação estratégica do Centro, é uma contribuição ímpar para valorizar o trabalho feito pelos fundadores e funcionários, além de evidenciar para os sucessores as dificuldades enfrentadas para se tornar uma empresa de sucesso.
Na análise visando à preservação documental, algumas informações podem estar integradas e/ou relacionadas entre diversos tipos de documentos, por isso, a característica da informação é um item importante para entender sua abrangência:
ESTRATÉGICAS
Decisões da alta administração que geram atos com efeito duradouro, a partir do planejamento estratégico, como por exemplo, uma nova fábrica, nova linha de produção, novos mercados, novos produtos, novos serviços, que envolvem toda a estrutura organizacional, com informações macro, ou seja, utilizam informações internas e externas.
TÁTICAS
Decisões que ocorrem no nível gerencial e produzem efeitos a médio prazo e de menor impacto na estratégia da organização, com informações sintetizadas por unidade departamental, de um negócio ou uma atividade da empresa.
OPERACIONAIS
Decisões ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa, para alcançar os padrões de funcionamento pré-estabelecidos, com controles do detalhe ou do planejamento operacional, criando condições para a realização adequada dos trabalhos diários da organização, com nível de informação de pormenores de um dado, uma tarefa ou uma atividade.
Faz parte da análise da informação a ser preservada em um Centro de Memória a consideração de algumas características para o conjunto documental:
- Conteúdo único;
- Sem generalizações;
- Não abstrata (auto-explicativa);
- Mais de duas palavras;
- Sem verbo;
- É diferente de documento.
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