Sunday, October 28, 2012

O Coelho e o Caranguejo


Uma vez, o coelho combinou com o caranguejo de fazerem juntos uma plantação de cenouras. Eles trabalharam em harmonia durante vários dias. Primeiro, escolheram as sementes e as plantaram. Depois, cuidaram das pequenas mudas, sempre concordando em tudo. Chegou então a colheita e eles separaram as ramas das cenouras.
Mas os problemas começaram no momento de dividir a colheita. O coelho tentava enganar o caranguejo:
– Olha, temos aqui dois montes: um grande e um pequeno. Você fica com o grande que eu fico com o pequeno.
Mas, vendo que o monte grande era todo de ramas e que no pequeno só havia cenouras, o caranguejo respondeu:
– Ah!, não, obrigado, meu amigo, mas prefiro fazer uma divisão por igual. Proponho dividirmos os dois montes em dois: eu vou dividir e você escolherá, ou então você divide e eu escolho, como você quiser. O que me diz?
– Não, não, não posso aceitar! – respondeu o coelho. – É melhor recuarmos trinta passos e corrermos até os montes. O primeiro a chegar ficará com as cenouras e o outro com as ramas. O que acha?
– Está bem, parece correto – respondeu o caranguejo.
– Bem, finalmente estamos de acordo! – exclamou o coelho. Ele estava contente, pois tinha a certeza de que ganharia: – Estou tão contente com este arranjo – continuou ele – que, se você ganhar, estou decidido a lhe dar as cenouras e as ramas. De acordo?
– De acordo! – respondeu o caranguejo.
– Ah! tem outra coisa – acrescentou o coelho. – Como sei que você é mais lento que eu, proponho que você saia com uma vantagem de dez passos.
– Não, é demais! Não posso aceitar! – respondeu o caranguejo, fingindo não querer se aproveitar do coelho. – Eu é que devo conceder uma vantagem. E ficarei zangado se você recusar.
– Aceito, aceito! – apressou-se em responder o coelho, que não queria contradizê-lo, ansioso em aproveitar a vantagem. Mas, assim que ele deu as costas ao caranguejo, este, tranquilamente, agarrou-se à cauda do coelho com suas pinças, sem que o coelho percebesse.
Quando chegou ao monte de cenouras, o coelho se virou, certo de que o caranguejo ainda estava longe e para ver onde poderia estar. Mas, nesse momento, o caranguejo abriu as pinças e caiu tranquilamente sobre as cenouras.
– Onde você está? – gritou o coelho, todo contente por ter ganho e não vendo o caranguejo em lugar algum.
– Ei! estou aqui! – disse uma voz atrás dele.
O coelho deu um pulo de surpresa e começou a tremer todo, não acreditando em seus ouvidos. Virando-se, deu de cara com o caranguejo diante dele, no alto da pilha de cenouras!
– Pois é! Cheguei primeiro!
Era a primeira vez que o coelho perdia uma corrida. Ficou muito triste, porque não conseguia compreender como o caranguejo poderia ter sido mais rápido.
Em todo caso, foi assim que o caranguejo ganhou as cenouras.


Fonte
O COELHO e o caranguejo. In: COSTA, Flávio Moreira da (Org.). Grandes contos populares do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

No comments: