Wednesday, February 08, 2012

Quanto mais de perto você olha as coisas, menos você enxerga

Ao invés de abrir uma empresa e ela crescer ao mesmo tempo em que você vai delegando as tarefas que desempenha, nós, empreendedores em busca da liberdade, fazemos exatamente o oposto. Ficamos o dia inteiro na tela do computador, movendo os olhos um pouquinho para a direita e um pouquinho para a esquerda. Não mais que um pouquinho. Fazemos isso também com a nossa vida, pois falamos em ter foco o tempo inteiro, pensando que foco é o mesmo que estreitar a nossa visão para pensar mais objetivamente sobre um problema. Quando fazemos isso, focamos no problema e focamos na tela do computador. Não deixamos os olhos se perderem na vasta imensidão de imagens (e soluções) que existem fora dessas duas janelas que nós mesmos criamos para nós. Foco não tem nada a ver com estreitamento de olhar, mas com decisão.


DECIDA NÃO SOFRER

Somos movidos pelo sofrimento. Isso eu espero que o estimado leitor já tenha entendido. Precisamos sofrer de alguma forma para descobrirmos que aquilo que estávamos fazendo não era ideal. Isso nos move para frente, em busca de um novo desafio, ou melhor, um novo sofrimento. Toda a natureza funciona dessa forma. Toda a natureza é movida para as suas barreiras para aprender a contorná-las. Nós não seríamos diferente. No entanto, podemos decidir não sofrer mais. Depois que tomamos essa decisão, colocamos o foco nela para não sair do prumo e voltar a sofrer. Fazendo isto, percebemos que o sofrimento está muito mais ligado com a maneira como resistimos ou queremos as coisas, do que exatamente com o que nos acontece.
Quando a nossa conta bancária entra no vermelho ou um filho nosso cai e se machuca, resistimos a esses dois eventos, jogando sobre eles nossas expectativas do que gostaríamos que acontecesse. Resistimos porque queremos algo para nós, ao invés de simplesmente enxergar esses dois eventos como oportunidades de aprender a lidar com a vida.
Se decidimos não sofrer, não estreitamos o nosso olhar, e lidamos com as situações de maneira mais relaxada e tranquila. Erradamente pensamos que temos e que somos algo, quando na realidade não temos nada e não somos nada. Tudo faz parte de um “construindo-se” constante. Tudo é provisório. Em um instante estamos nascendo nus e noutro morrendo com algumas peças de roupa. Pronto. Durante o intervalo entre esses dois instantes, construímos apenas a nossa integridade moral, nossa ética e definimos alguns valores que permanecem durante toda a etapa da vida.

ENXERGUE OPORTUNIDADES

Se olharmos nossa vida mais de longe, veremos que todo “problema” é uma oportunidade que temos de construir um pouquinho mais o nosso interior da maneira como desejamos. Você pode não mover-se muito à frente neste caminho diário, mas aprende que a cada passo que dá e a cada oportunidade que abraça, seu interior fica mais forte e nobre. E da mesma forma que um “problema” é uma oportunidade, um “presente” também é, pois podemos com ele provar nossos valores até então estabelecidos durante as “crises” que vivemos. Assim, a definição de problema e presente está totalmente relacionada a maneira como enxergamos as coisas e não com o que de fato nos acontece.
Se não sabemos nada e se tudo mudo à nossa volta muda quando mudamos a nossa visão, porque então não pararmos com a busca pela mudança no mundo e mudarmos a nós mesmos, enxergando mais distante? Talvez, se uma pequena parcela da sociedade fizer este movimento de busca por um olhar mais distante, teremos uma sociedade mais equilibrada. Entretanto, não coloque suas fichas nessa ideia, pois quando morrer, sua vida não terá sido tão importante assim como pensa para a grande maioria dos 7 bilhões de seres humanos deste nosso planeja. Nossa vida, só vale mesmo como oportunidade para nós.
A vida tem vários lados com várias maneiras de ser enxergada. Definitivamente, nem eu ou você estamos totalmente certos sobre ela. Logo, é melhor deixar os questionamentos e conclusões sobre ela para lá e cuidar da vida que acontece dentro de nós. Aquela vida que nos julga o tempo todo e que nos impulsiona a tomar esta ou aquela decisão. Mudando dentro, mudamos fora. Só isso. 

No comments: