As quatro categorias mais utilizadas são:
• Mass Service (alta intensidade de mão de obra, baixa customização)
• Service Factory (baixa intensidade de mão de obra, baixa customização)
• Service Shop (baixa intensidade de mão de obra, alta customização)
• Professional Service (alta intensidade de mão de obra, alta customização)
• Mass Service (alta intensidade de mão de obra, baixa customização)
• Service Factory (baixa intensidade de mão de obra, baixa customização)
• Service Shop (baixa intensidade de mão de obra, alta customização)
• Professional Service (alta intensidade de mão de obra, alta customização)
A categoria service factory caracteriza-se por ser análoga a processos do tipo linha de montagem de manufatura, onde o valor de instalações e equipamentos corresponde a uma fração muito grande dos custos totais. Muitas indústrias de transporte (linhas aéreas, companhias de transporte), hotéis e fast food
Já a categoria service shop caracteriza serviços com baixa intensidade de mão de obra mas com alto contato e customização com o cliente. Semelhante a um trabalho em loja, o service shop pode prover serviços variados para seus clientes. Hospitais e auto-reparadores são alguns exemplos de serviços do tipo loja (Fitzsimmons e Fitzsimmons, 2000).
Mass service são serviços caracterizados através da alta intensidade de mão de obra e baixo contato/customização com cliente. Companhias de varejo, atacadistas e escolas são exemplos de serviço de massa.
A categoria professional service caracteriza serviços que envolvem um alto grau de contato/customização com os clientes como também um alto grau de intensidade de mão de obra. Serviços de médicos, advogados, contadores e arquitetos têm um grau muito alto de intensidade de mão de obra devido à grande quantidade de especialização associada com estas profissões. Além disto, estes serviços tendem a ser altamente customizados de acordo com a necessidade particular de cada cliente.
Já a categoria service shop caracteriza serviços com baixa intensidade de mão de obra mas com alto contato e customização com o cliente. Semelhante a um trabalho em loja, o service shop pode prover serviços variados para seus clientes. Hospitais e auto-reparadores são alguns exemplos de serviços do tipo loja (Fitzsimmons e Fitzsimmons, 2000).
Mass service são serviços caracterizados através da alta intensidade de mão de obra e baixo contato/customização com cliente. Companhias de varejo, atacadistas e escolas são exemplos de serviço de massa.
A categoria professional service caracteriza serviços que envolvem um alto grau de contato/customização com os clientes como também um alto grau de intensidade de mão de obra. Serviços de médicos, advogados, contadores e arquitetos têm um grau muito alto de intensidade de mão de obra devido à grande quantidade de especialização associada com estas profissões. Além disto, estes serviços tendem a ser altamente customizados de acordo com a necessidade particular de cada cliente.
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