Tuesday, May 30, 2017

Escrevendo um Abstract


  1. Contexto. Nessa parte, você tem que apresentar ao leitor do que se trata o seu trabalho, isto é, contextualizá-lo. Uma forma simples de fazer isso é responder, em poucas frases, as seguintes perguntas: Qual o problema que você está investigando? Onde esse problema se apresenta? Por que esse problema é importante? Lembre que são nessas primeiras linhas que você vai despertar o interesse do leitor.
  2. Objetivo. Descreva o objetivo do seu trabalho em relação a problemática apresentada no Contexto. Por exemplo, você pode dizer que o objetivo é compreender um aspecto do problema, propor uma solução para o problema, realizar um estudo de caso, dentre outros. O texto do objetivo vai depender do tipo de estudo que você realizou.
  3. Método. Aqui você descreve sucintamente quais foram os métodos utilizados; se foi um estudo de caso, experimento, revisão de literatura, etc. É bom colocar alguns detalhes do método, como por exemplo a quantidade de participantes ou número de estudos analisados. Isso poderá despertar um maior interesse por seu trabalho.
  4. Resultados. Você deve apresentar os principais resultados do seu estudo, de forma bem sucinta. Se atenha aos resultados mais relevantes do seu estudo. Lembre que você quer informar e também despertar o interesse do leitor. Sempre seja sincero quanto aos resultados, não importa se eles são favoráveis ou não ao seu trabalho.
  5. Conclusão. Na conclusão é importante que você descreva quais foram as principais descobertas dos seu estudo. Por exemplo, você pode descrever quais são as implicações do seu estudo para o estado da arte e da prática, ou como o estudo pode servir como base para trabalhos futuros. Não seja exaustivo, descreva apenas os principais pontos.

No comments: