Saturday, February 01, 2014

Transformação sem motivação

"Como vou me transformar? Eu vejo a verdade – pelo menos, vejo alguma coisa nisto – que uma mudança, uma transformação, deve começar num nível que a mente, como consciente e inconsciente, não pode alcançar, porque minha consciência como um todo é condicionada. Então, o que faço? Espero que eu esteja sendo claro com o problema. Se me permitem mostrar de outra forma: Pode minha mente, a consciente assim como a inconsciente, ficar livre da sociedade? – sociedade sendo toda a educação, a cultura, a norma, os valores, os padrões. Porque se ela não está livre, então, qualquer mudança que tente produzir dentro desse estado condicionado é ainda limitada, e, consequentemente, não muda absolutamente. Então, posso olhar sem nenhum motivo? Pode minha mente existir sem qualquer incentivo, sem motivo para mudar ou não mudar? Porque qualquer motivo é o resultado da reação de uma cultura particular, nasce de uma base particular. Assim, pode minha mente ficar livre da cultura legada em que fui criado? Esta é realmente uma pergunta muito importante. Porque se a mente não está livre da cultura onde foi criada, alimentada, certamente o indivíduo não pode ter paz, não pode ter liberdade. Seus deuses e seus mitos, seus símbolos, e todos os seus esforços são limitados, pois estão ainda no campo da mente condicionada. Qualquer esforço que ele faça, ou não faça, dentro desse campo limitado, é realmente fútil no sentido mais profundo dessa palavra. Pode haver uma decoração melhor na prisão, mais luz – mais janelas, comida melhor – mas é ainda a prisão de uma cultura particular." - Krishnamurti, J. Krishnamurti, The Book of Life

No comments: