Recentemente, uma norma sobre gerenciamento de portfolio foi lançada pelo Project Management Institute2 com orientações importantes para melhorar os resultados dos projetos selecionados por uma organização, e em especial que estejam alinhados aos objetivos estratégicos desta. Quando se trata de atingir resultados alinhados aos objetivos estratégicos um referencial a ser seguido é o método de Balanced Scorecard 3. Assim sendo, um modelo para alinhamento do gerenciamento do portfolio de projetos aos objetivos estratégicos para uma organização empreendedora deve ser baseado na gestão do BSC.
O Balanced Scorecard (BSC) constitui uma valiosa metodologia adotada por empresas que desejam não apenas mensurar, mas também obter elementos que proporcionem condições de acompanhar o desempenho e auxiliar na revisão de metas e estratégias de ação.
Assim, o BSC além de preservar os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, também incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob as perspectivas dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro em longo prazo.
Uma vez estabelecidas as metas financeiras e as metas com relação ao cliente, como por exemplo, aumento de 35% nas vendas; a organização deve identificar objetivos e medidas para seus processos internos como aumento de vendas, de produção e novos produtos.
Uma das dificuldades surge no momento de obter os indicadores e suas metas (históricas e projeções (e como calcular as projeções)). A seguir temos alguns indicadores sugeridos por (BACK, 2002):
Tabela 1 - Perspectiva Financeira
Tabela 2 - Perspectiva Cliente
Tabela 3 - Perspectiva Processos
Tabela 4 - Perspectiva Aprendizado
BACK, R.S. Um método para definição de indicadores de desempenho aplicado à gestão de projetos de sistemas de informação. Dissertação da UFRGS, Porto Alegre, 2002