Friday, August 05, 2011

Preparado(a) para projetar o futuro?

Embora muitos acreditem que podemos elaborar nosso futuro através do pensamento, ação, conhecimento e valores de hoje, nada está tão além da verdade – especialmente em nosso mundo atual de rápidas mudanças. Uma criança recém-nascida não entra num mundo criado por ela mesma. Cada geração herda os valores, conquistas, esperanças, sucessos e derrotas daquelas que a antecederam, assim como o resultado de suas decisões.
Durante os milhares de anos da existência humana em que a tecnologia era muito simples – ou mesmo inexistente – este fato pode ter tido pouco impacto na vida humana e do planeta Terra. Cada geração de caçadores e coletores, posteriormente agricultores e pioneiros, passou suas ferramentas adiante na evolução das gerações a fim de ajudá-las a sobreviver. Mudanças entre as gerações eram lentas e quase imperceptíveis. Naqueles dias havia pouca compreensão da ciência e de como as coisas funcionavam. As explicações não eram científicas.

Já não é este o caso no nosso mundo atual de alta tecnologia, onde decisões que afetam milhões de pessoas podem acontecer em questão de segundos. Uma criança nascida hoje herda um mundo muito diferente daquele que seus pais herdaram. Imagine herdar um mundo de séculos atrás. Gerações anteriores deixaram uma herança de exploração, ocupação e valores irrelevantes para as pessoas de hoje, e também muitas oportunidades.
A aplicação de princípios científicos, com boa ou má intenção, geraram avanços para a vida humana. Criaram-se importantes documentos e proclamações garantindo direitos e privilégios para membros da sociedade, mas no coração do progresso humano – ou mesmo na sua destruição – está a sólida fundação da ciência.

Por muitas gerações foi impossível desenvolver um futuro muito além do momento presente e previsões sobre o futuro não tinham embasamento científico. Profetas e sacerdotes previam o futuro baseados em sonhos, alucinações, seitas, bolas de cristal, etc. Atualmente, satélites estão em órbita trazendo informações em frações de segundos sobre questões pertinentes à nossas vidas. Estas informações são muito valiosas para se fazer projeções sobre os padrões climáticos, o relevo geográfico, os pontos geológicos quentes e frios, a densidade populacional e o aquecimento do planeta. Com isso, pela primeira vez, somos capazes de monitorar a saúde do planeta, a qual muitos cientistas consideram em grave, senão crítica, situação.

Em um dia comum, trilhões de informações viajam pelo ciberespaço na velocidade da luz, fazendo possível uma civilização de alta tecnologia. Embora as ciências naturais e a tecnologia controlem tacitamente o rumo das coisas, milhões de pessoas no mundo ainda praticam pseudociência, escutam conselhos de clarividentes, filósofos e charlatões para decidirem suas ações no diaa-dia. Muitos líderes do mundo procuram regularmente pela ajuda de médiuns, videntes e astrólogos para guiar suas decisões que determinam a condição de vida de milhões. As atividades humanas do presente e suas consequências não precisam ser
baseadas em necessidades e valores de tempos passados. Na verdade, elas não podem ser de modo algum. Por exemplo, conflitos armados para resolver as diferenças entre nações parecem ser a única saída para a maioria das pessoas. Esta é uma ideia apoiada especialmente por aqueles que obtêm lucro com a venda de armas. Em nosso mundo de hoje, isso é totalmente inaceitável e perigoso tendo em vista os custos humanos e ambientais. Uma perspectiva militar é irrelevante uma vez que passamos a entender o mundo como sistemas interligados e todos os seus seres como uma única família. Controlar rápidas mudanças tecnológicas e a nós mesmos exige uma nova perspectiva e abordagem. Estas questões agora são necessárias e possíveis devido aos nossos avanços tecnológicos. Estas lições são concebidas para desafiar o leitor a dirigir o futuro, não apenas o seu próprio, mas o de toda a sociedade, e não apenas pela sua própria geração, mas pelas próximas. Não só a ciência começa a tornar isto possível, trata-se hoje de algo vital.

TZM

No comments: