" Tenha segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua auto-estima
para ficar calmo e tranqüilo em qualquer situação.
" Fale bem, com boa voz, boa dicção. Administre a velocidade
da fala, faça pausas, adeque o volume ao ambiente e ao(s) interlocutor(es).
" Seja objetivo, desenvolva as idéias com clareza, com começo,
meio e fim, use exemplos para fortalecer os seus argumentos.
" Faça gestos adequados, tome cuidado com as mãos, evitando
uma excessiva gesticulação. Procure adequar a expressão
facial ao seu conteúdo, tenha uma postura elegante e confiante.
" Adeque o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa com quem
estiver falando para falar na mesma "língua" do interlocutor.
Isso exige flexibilidade e preparo.
" A aparência e elegância também contam pontos. Seja
discreto ao vestir-se, zelando por uma impressão positiva, considerando
um bom asseio corporal.
" Conheça e utilize regras de comportamento social para situações
formais. Saiba como cumprimentar e apresentar pessoas, de quem e onde se deve
ou não apertar as mãos, quando entregar cartões de visitas,
etc. Além disso, saiba como comportar-se à mesa, manuseando talheres,
taças, o que fazer e o que é proibido.
" Chame o interlocutor pelo nome. Aprenda e use uma técnica de memorização
para se lembrar do nome e informações importantes do seu cliente.
Nada há de mais precioso, no campo das relações, do que
chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e consideração.
Em síntese, muitos outros tópicos poderiam aqui ser sugeridos
ou explicitados. O que, de fato, importa, é o nível de interesse
que você mesmo deve ter em relação ao interlocutor. Havendo
um interesse real, os caminhos para um bom entendimento serão encontrados
.
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