Saturday, April 02, 2011

Equipes em Ambientes Tradicionais X Ambientes de Alto Desempenho

Aspectos Tradicionais Alto Desempenho
Enfase no Aprendizado O aprendizado é pouco recompensado O aprendizado é altamente recompensado
Concepção do Trabalho As pessoas tem dificuldade para ver como contribuiem com o produto ou serviço final e nunca se envolvem na resolução de problemas As pessoas veem uma conexão direta entre o que fazem e o produto ou serviço final. A resolução de problemas é parte do trabalho de todos
Papel da Gerência Os gerentes atribuem tarefas, analisam o desempenho e decidem quais serão os procedimentos de sem a contribuição dos funcionários Os próprios funcionários distribuem as tarefas, analisam os desempenho e decidem quais sserão os procedimentos de trabalho adotados
Estrutura Organizacional Existem muitos níveis de gerenciamento e fronteiras nítidas entre a gerência e os subordinados Existem apenas alguns níveis de gerenciamento entre gerência e subordinados. A organização é muito horizontalizada
Relacionamento com o Cliente As pessoas que trabalham em uma etapa, não encaram como clientes as pessoas que vão receber o trabalho na próxima estapa Todos tem um cliente interno ou externo e buscam constantemente entender e suprir a necessidade do cliente
Flexibilidade A equipe demora para adotar novas tecnologias ou converter a existente em novos produtos A equipe explora novas tecnologias e busca utilizar de forma inovadora a tecnologia existente
Trabalho em Equipe As pessoas olham somente para si mesmas. Os valores quando existem, dizem respeito somente aos lucros Valoriza-se a participação, a inivação, a qualidade, tanto quanto o lucro
Dedicação Somente algumas pessoas se sentem responsáveis pelo desempenho da equipe Todos se sentem responsáveis pelo desempenho da equipe
Remuneração Todos recebem as mesmas recompensas financeiras, independente do seu desempenho As pessoas/equipe são recompensadas de acordo com o seu desempenho e/ou equipe
Acesso a Informação Gerentes e especialistas técnicos retem informação. O acesso a sistemas de informações e aos dados é rigidamente controlado Gerentes e especialistas técnicos compartilham livrimente informação. Os sistemas de informação permitem compartilhar informação de maneira eficiente.
Equilibrio Sociotécnico A tecnologia é considerada mais importante do que as pessoas As tecnologias e pessoas tem o mesmo grau de importancia dentro do projeto

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