Friday, January 12, 2018

OS 12 TIPOS DE PROPOSTA DA VALOR

1 – NOVIDADE

Você pode entregar valor para o seu cliente através de uma Novidade. Esse tipo de Proposta de Valor satisfaz um conjunto completamente novo de necessidades, que os clientes anteriormente sequer percebiam ter, dada a falta de ofertas parecidas.

Foi o que a Apple fez com o lançamento do IPOD no anos 2000. As pessoas já estavam acostumadas a ouvir músicas em aparelhos portáteis como walkmans e discmans, porém se sentiam incomodadas pelo tamanho dos aparelhos e o limitado número de títulos musicais que podiam levar consigo. Quem não lembra?

“Experiência musical diferenciada”

A Apple chegou não só com uma aparelho completamente novo, mas também chegou com uma proposta diferenciada de carregar músicas através da extesão MP3 e da compra de seus títulos favoritos através do ITUNES.


2 – DESEMPENHO

Melhorar o desempenho de produtos e serviços são maneiras tradicionais de criar valor. O setor de consoles de games de alta performance depende desse fator, ao colocar aparelhos com qualidades gráficas cadaz vez suprendentes no mercado.

O PS4, por exemplo, entrega alto desempenho para os jogadores hard user, uma vez que esse tipo de jogador está mais interessados em gráficos, processamento, experiência de jogo, explosões e muito, muito sangue na tela.

“Console de alto desempenho”
Diferente de um Nintendo Wii, por exemplo, que entrega uma Proposta de Valor com foco em diversão conjunta e interatividade.


3 – PERSONALIZAÇÃO
Está cada vez mais comum produtos e serviços se adequarem às necessidades especifícas de clientes individuais. Gerar valor através de customização é algo muito recente e que exige uma infraestrutura e processos bem definidos, capazes de entegrar as promessas da customização em massa.

A Starbuks tem, desde 1971, como proposta de valor do seu negócio a personalização dos seus saborosos cafés. Se você é um amante de café, vai gostar de saber que a Starbuks oferece mais de 30 tipos de cafés diferentes, mais de 12 tipos de grãos diferentes e outra infinidade de bebidas que levam café em seu preparo, como sorvetes, chás e sucos.

“Sabores personalizados para amantes de café”


4 – FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO

Você também pode criar valor ajudando o seu cliente a executar certos serviços ou atividades. Na verdade você vai mostrar o Caminho das Pedras para o seu cliente.

Esse tipo de Proposta de Valor é muito comum em escritórios de consultoria jurídica, financeira, contábil , marketing e outros, onde os especialistas ajudam o cliente a encontrar a raiz do problema, como também a solicioná-lo.

“Oferecer o caminho das pedras”

Ofertando uma Proposta de Valor como esta, você irá permitir que seus clientes se concentrem em gerenciar suas empresas e deixar as áreas mais críticas para especialistas, como você.


5 – DESIGN

Design não é apenas layout, curvas, acabamento e beleza. Desgin é melhorar a experiência do usuário com objetos e pessoas ao seu redor.

Todos nós sabemos que a Apple é sinônimo de tudo isso que acabei de citar. Não é à toa que seus produtos fazem tanto sucesso no mundo.

Uma das Propostas de Valor do Iphone, por exemplo, é :

“O mundo ao toque dos seus dedos”


6 – MARCA/ STATUS


Os clientes podem achar como valor o simples ato de poder usar e exibir uma marca. É o que acontece com os produtos de grifes como carros de luxo e esportivos, relógios, bolsas, roupas, óculos, sapatos e por aí vai.

Mas a marca sem status não é nada. Homems que pilotam Harley Davidson, por exemplo, estão em busca do status que a moto oferece como liberdade, masculidade e força.

“Poder e emoção”
Do outro lado da moeda, surfistas, por exemplo, podem vestir marcas “lifestyle” para mostrar que estão “por dentro”.


7 – PREÇO
Preço baixo é uma das maneiras mais antigas e fáceis de oferecer valor para Segmentos de Clientes aos quais esse fator importa. Mas lembre-se que Propostas de Valor de baixo preço tem implicações importantes no resto do Modelo de Negócios.

O Nano Tato que você ver na foto acima é um novo carro projetado e frabricado pelo conglomerado indiano. Esse carrinho custa apenas $ 2,500.00 ou mais precisamente R$ 5.000,00.

Seu preço absurdamente baixo torna o automóvel acessível para um novo segmento da população indiana que não está interessada em espaço, marca, potência e conforto, mas sim em locomoção própria e barata.

“Automóvel acessível a população”

8 – REDUÇÃO CUSTO
Todo cliente deseja reduzir custos nas suas atividades e operações diárias. É por isso que essa é uma das formas mais importantes de se gerar Valor.

O Skype, por exemplo, disponibiliza, de forma gratuita, uma plataforma online para ajudar as pessoas a se comunicarem umas com as outras por meio da internet em seus computadores, smartphones e tablets.

“Fale com o mundo de graça pela internet”
A Proposta de Valor do Skype permite que as pessoas reduzam seus custos em comunicação.


10 – REDUÇÃO DE RISCO
Os clientes valorizam a redução de riscos ao comprar e adquirir produtos e serviços. É por isso que sempre estamos a procura de seguros para os bens que acabamos de aquirir como carros, motos, casas, geladeiros e por aí vai.

Os cartões de crédito surgiram para ajudar as pessoas a reduzierem os riscos de andarem com dinheiro e serem assaltadas, como também de não ter o dinheiro completo na hora de pagar aquele jantar para sua namorada.

“Compre com segurança”
Pense como você poderia ajudar, através do seu produto ou serviços, seus clientes a reduzierem os riscos em suas operações e atividades diárias.


11 – ACESSIBILIDADE
Talvez a empresa que mais inovou em Proposta de Valor nos últimos 10 anos, aqui no Brasil, foi a Gol linhas áreas.

A Gol entrou no mercado brasileiro com um Modelo de Negócios agressivo e que focava as pessoas que queriam apenas se deslocar de um ponto A para um ponto B, pagando um preços justo por isso.

Diferente das outras companhas áreas que cobravam verdadeiras fortunas em translados. A desculpa dos altos preços de passagens eram as refeições, revistas, fones de ouvido, amendoins e poltronas reclináveis com travesseiros de pena ganso.

“Voos baratos e acessíveis”
A Proposta de Valor da Gol de tornar acessível voos a população brasileira forçou as outras companhas a baixarem os preços e deixar o mercado mais homogêneo.


12 – CONVENIÊNCIA/ USABILIDADE
Deixar as coisas mais fáceis e convenientes de usar é uma Proposta de Valor muito forte.

“Facilidade e Econtrabilidade”

Foi assim que o Bom Negócio expandiu o seu Modelo de Negócios, permitindo que milhares de pessoas encontrassem, comprassem, vendessem e trocassem produtos, imóveis, carros e objetos, de forma rápida, fácil e conveniente.

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