Friday, July 06, 2012

Leitura Eficiente de Artigos Científicos

Introdução: Por que ler?
Antes de iniciar a leitura de um artigo, pense em porque você vai fazer a leitura. O que você vai querer obter com isso? Suas necessidades determinam como você vai lê-lo. Se você precisa somente de uma visão geral, uma breve lida pode ser suficiente. Se você vai apresentar o artigo para outros, você vai precisar se aprofundar, duvidar dos argumentos do artigo até que você os entenda completamente. Se você cai usar a informação mais tarde, tomar notas ajudará a lembrar-se. Se você não sabe o que você espera ganhar com a leitura do artigo, você não pode dizer se vai trazer benefícios ou perda de tempo. Para obter o máximo de sua leitura, você deve estar bem preparado. Ache um lugar em silêncio onde você não vá ser perturbado ou distraído, tenha um papel e um lápis na mão, e tenha em mente exatamente o que você espera obter daquele artigo. O método a seguir, para leitura de artigos científicos, oferece ideias sobre o processo de leitura de um artigo, como decidir o que ler, como construir um quadro geral para leitura rápida, e como explorar e tirar o máximo do artigo a fim de obter entendimento em profundidade. Finalmente, ele mostra como tomar notas de forma que os pontos chaves não sejam perdidos assim que você deixar o artigo de lado. Uma vez que a leitura é um processo para captar as ideias do autor, você deve se concentrar nos pensamentos do autor, e não simplesmente na leitura das palavras do artigo.
Decidindo o que ler
Quando você se aproxima pela primeira vez de um artigo, pergun te a si próprio: “O que o autor fez?” A leitura do título e do resumo deve ser responder essa pergunta. Então, pela resposta decida se o artigo é útil para o seu conhecimento. Se for, leia-o. Caso contrário, questione se o artigo pode lhe ser útil posteriormente. Caso seja, arquive-o. Se não for, ignore-o.
Lendo por largura: Construa um quadro
Se você se decidir por ler o artigo, primeiro folheie-o.
(1) leia a introdução
(2) leia os cabeçalhos das seções
(3) dê uma olhada nas tabelas e gráficos para ver o
(4) que eles dizem e leia as legendas
(5) leia as definições e teoremas
(6) leia as conclusões
(7) pondere sobre a credibilidade do artigo:
- quem escreveu aquilo? Os autores são bem conhecidos?
- onde eles trabalham? Que parcialidades eles poderiam ter, em decorrência de seu ambiente?
- onde o artigo foi publicado? Qual é a reputação da revista? A revista foi revisada?
- quando foi escrito? Pode estar obsoleto ou substituído por um mais recente?
(8) veja rapidamente a bibliografia:
- quão extensa é?
- os autores são bem informados do trabalho corrente?
- referenciam os artigos clássicos da área?
- você já leu os artigos que são referenciados?
- você sabe de pesquisa relevante que não é citada?
Ao folhear o artigo, primeiro você pode aprender o que os autores fizeram e desenvolver um quadro de entendimento das partes do artigo. Desenvolver esse quadro contribui para o seu entendimento geral da área, e constrói uma base para entender e estudar o artigo. Se você compreende a que conclusões eles chegaram, você pode observar mais facilmente os argumentos. Saber onde eles querem chegar pode lhe ajudar a seguir o caminho e apresentar uma chance de achar “atalhos” ou lugares onde eles perderam o rumo. Uma vez folheado o artigo, você tem uma idéia geral do que eles fizeram. Agora, você pode decidir se que saber mais. Se você está interessado em como eles fizeram isso, então leia o corpo do artigo detalhadamente. Se não, arquive o que você aprendeu e felicite-se por economizar o tempo da leitura em profundidade do artigo.
Lendo em profundidade: Questione o que você lê
Existe um porção de inutilidade publicada, então você deve ser seletivo no que você lê e no que você acredita. Quando for ler um artigo detalhadamente, aborde-o com ceticismo científico. Você pode fazer isto tentando “destruir” os argumentos.
Examine as suposições:
(1) Os resultados se baseiam em algumas suposições sobre tendências ou sobre o ambiente?
(2) As suposições são aceitáveis?
Examine os métodos:
(1) Eles avaliam o que eles afirmam?
(2) Eles podem explicar o que eles observaram?
(3) Eles seguiram controles adequados?
(4) Eles realizaram testes de forma padronizada?
Examine as estatísticas:
(1) Os testes estatísticos apropriados foram aplicados de forma correta?
(2) Eles fizeram a análise de erros correta?
(3) Os resultados são estatisticamente significativos?
Examine as conclusões:
(1) As conclusões foram conduzidas logicamente a partir das observações?
(2) Que outras explicações existem para os efeitos observados?
(3) Que outras conclusões ou correlações existem sobre os dados, que eles não indicaram?
Ao questionar o que você lê, você vai entender melhor o que o autor está dizendo e por que ele diz aquilo. Você pode ser capaz de decidir se as evidências suportam as conclusões e delinear suas próprias conclusões a partir dos dados do artigo. Uma vez entendido o artigo, pergunte-se a si mesmo como pode aplicar a abordagem do artigo no seu próprio trabalho.
Tomando nota: Reaja ao que você lê
Tomar nota vai ajudar a entender o que você lê e economizar esforço no futuro. Quando você simplesmente lê um artigo, você pode entendê-lo bem. As definições são claras, os esquemas mostram correlações rapidamente. Mas na próxima semana, quando você tiver que escrever um relatório sobre aquele assunto, ou no próximo ano, quando você precisar se referenciar àquele artigo novamente, ele pode não estar tão claro.
Destaque os pontos principais
Nos artigos que você pretende guardar, sublinhe os pontos principais ou faça marcas neles com uma linha na margem; faça anotações de maneira que novas ideias se sobressaiam. Quando você encontrar uma definição de um novo termo, abreviação ou acrônimo, escreva “def” na margem. Quando encontrar um exemplo que esclarece um ponto, anote isso na margem. Quando você encontrar um esquema ou tabela, examine-os. Tente adivinhar o seu significado. Que tendências mostra? Que correlações? Anote as explicações com suas palavras.
Reaja aos pontos do artigo
Se você vê uma correlação com outro trabalho, anote na margem. Se você duvida da afirmação, anote sua objeção. Se você acha uma citação interessante, anote-a.
Construa seu próprio exemplo
Se você entende as definições e a terminologia, verifique com exemplos a validade de teoremas ou resultados; exponha os aspectos não cobertos pelos exemplos do artigo.
Resuma o que você lê
Após ter “digerido” o artigo, escreva um pequeno resumo. Com suas próprias palavras, expresse o que você aprendeu do artigo. Quais foram, para você, os pontos principais? Guarde o resumo com o artigo para futura referência. Reagir ao que você lê faz com que você fique emocionalmente envolvido no argumento. A emoção enfatiza o que é dito, tornando mais fácil se lembrar mais tarde. Escrever um resumo auxilia quando for necessário relacionar o artigo ao que você já sabe, que contribui para conectar ao seu material sobre o assunto. O resumo também serve como referência quando for preciso retornar ao artigo.
Resumo: Como ler um artigo
(1) Preparação:
- lugar silencioso
- lápis, papel, fotocópia do artigo
(2) Decidir o que ler:
- leia título e resumo
- lê-lo, arquiva-lo ou despreza-lo?
(3) Ler por largura:
- o que eles fizeram?
- faça uma leitura rápida na introdução, cabeçalhos, gráficos, definições, conclusões e bibliografia pondere sobre a credibilidade do artigo quão útil ele é ?
- decida se deve continuar a leitura
(4) Ler em profundidade:
- como eles fizeram aquilo?
- questione seus argumentos
- examine as suposições
- examine os métodos
- examine as estatísticas
- examine o raciocínio e as conclusões
- como você pode aplicar a abordagem
- apresentada no seu trabalho?
(5) Fazer anotações:
- faça anotações durante a leitura
- destaque os pontos principais
- anote termos novos e definições
- resuma tabelas e gráficos
- escreva um resumo
Fonte: Profa. Dra. Renata Pontin de Mattos Fortes (ICMC-USP)

No comments: