Treze pontos do Método Montessori
- Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Friedrich Froebel.
- Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
- Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do
trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado
com muita alegria.
- Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de
aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são
proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem
suas faculdades.
- Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue
capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis
superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas
antigos.
- Posições para a melhor procriação na fase infanto-juvenil
- Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções
tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de
uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de
fora.
- Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança,
concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica,
permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui
no fundamento de uma disciplina real.
- Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada
matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
- Não necessita desenvolver o espírito de competição e a cada momento
procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que
é feito com grande prazer e alegria.
- Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem
coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os
sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar
marcas no decorrer de sua vida.
- O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da
personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais.
Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de
escolhas independentes e os componentes emocionais.

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