Friday, September 28, 2012

Pais & Filhos

"Vou ser igual a você pai,Você sabe que vou ser igual a você."


Então, seja legal comigo.

Monday, September 24, 2012

Harry Chapin-Cats in the Cradle

Boas canções podem ser encontradas em qualquer lugar e em qualquer época.


Uma Metáfora para Simplificar o Entendimento de Estratégia, Tática e Operação

Sempre vejo as pessoas confundido algo tão simples como: o que é estratégia, o que é tática e o que é operação. Existe uma certa pompa ao lidar com isso por parte das empresas que envaidessem ao máximo a parte estratégia deixando totalmente de lado as questões táticas e operacionais (que de fato vão fazer o trabalho). Para simplificar o entendimento com uma metáfora (a muleta do conhecimento) vamos apresentar os conceitos em uma situação que envolva desde a percepção, iniciação, planejamento, execução, monitoramento & controle e encerramento (PMI).

Imagine a seguinte situação:

Moramos em uma illha e percebemos que um determinado recurso natural não renovável esta para acabar em 1 ano e não temos alternativas apropriadas ainda para substituí-lo. Um dos nossos colegas PERCEBE que em outra ilha existe tal recurso e o mesmo não está sendo utilizado. Neste momento o nosso conselho se junta e defini que devemos ir la buscar o recurso.

(1) Planejamento

Estratégia:

Vamos cruzar o oceano até a ilha X até no máximo 2013 para capturar o recurso Y que lá existe pois o nosso esta acabando e não temos nenhuma alternativa viável no momento.

Tática:

Ok, vamos alocar nosso pessoal assim:
- os remadores se posicionam a esquerda e a direta em pares para ter mais potência na remada
- os tocadores de bumbo se posicionam a frente e atrás para que o som possa ser ouvido por todos
- os repositores de comida ficam ao fundo para ficarem contra o vendo e não estimularem o pessoal a comer pelo cheiro

Operação:
- remadores: REMEM
- tocadores de bumbo: TOQUEM
- repositores: FAÇAM a comida

(2) Execução, Monitoramento & Controle

Estratégia:
- saber se o navio esta indo no caminho
- identificar se tem outros navios tentando chegar ao mesmo ponto
- saber se esta chegando uma tempestada

Tática:
- identificar se a comida está acabando
- identificar se tem alguem cansado
- identificar quais serão as próximas paradas

Operação:
- indicadores de perfomance como: quantas remadas por hora, quantas paradas para ir ao banheiro

Bom em suma é isso (1) a estratágia da o norte e olha para fora, (2) o tático resolve as questões de alocação de recurso e os monitora e a (3) operação de fato executa o trabalho. Simples não?


Saturday, September 22, 2012

Ugly Kid Joe - Cats In The Cradle



Cama De Gato


Meu filho nasceu outro dia
Veio para o mundo da maneira comum
Mas havia aviões para embarcar, e contas a pagar
e aprendeu a andar enquanto eu estava fora
e estava falando antes de eu conhecê - lo
E enquanto ele crescia
Ele dizia: "Vou ser igual a você pai, Você sabe que vou ser igual a você."

E a cama de gato e o berço de ouro,
Menininho azul e o homem da lua.
"Quando você vem pra casa?"
"Filho, eu não sei. Mas ficaremos juntos depois.Você sabe que nos divertiremos depois."

Bem, meu filho fez 10 outro dia
Ele disse, "Obrigado pela bola, pai. Vamos jogar.Você pode me ensinar a lançar?"
Eu disse,"Hoje não. Eu tenho muita coisa pra fazer."
Ele disse, "Tudo bem." E andou pra longe
E sorriu e disse,"Sabe, que eu serei exatamente como ele, yeah. Sabe, que eu serei exatamente como ele."

Bem, ele foi para universidade outro dia ,
Tão crescido que eu tive que dizer, "Estou orgulhoso de você. Você poderia sentar por um momento?"
Ele balançou a cabeça e disse com um sorriso.
"O que eu realmente gostaria, pai, é pegar emprestado as chaves do carro.
Te vejo mais tarde. Posso tê-las por favor?"

Me aposentei há muito tempo, meu filho se mudou.
Eu o chamei outro dia.
"Eu gostaria de te ver, se não se incomodar."
Ele disse, "Eu adoraria, pai, se eu tivesse tempo.
Veja, meu novo emprego é cansativo e as crianças estão gripadas,
Mas é muito bom falar com você, pai.
Tem sido muito bom falar com você.
"Eu desliguei o telefone e me ocorreu,
Ele cresceu exatamente como eu.
Meu filho é exatamente igual a mim."

Ugly Kid Joe - Everything About You

Friday, September 21, 2012

Pragmatismo

"Uma idéia sem consequências práticas tem pouco significado"

Charles Peirce (fundador do pragmatismo)


Sociedade Líquida

Em um interessante artigo de Zygmunt Bauman, onde ele fala sobre o conceito da "Sociedade Líquida" afirmando que vivemos num tempo marcado pela flexibildade, na qual, provoca uma certa fragilidade no que tange nossas relações sobre as coisas ou pessoas.

Essa sociedade líquida é comparada com a água, em razão deste elemento natural ter a potencialidade de alterar sua forma conforme seu recipiente. Nós estamos tendo essa característica instável, nos moldando conforme o andar da carruagem. Perdeu-se o aspecto durável e sólido das coisas, tudo é passível de mudança.

Os antigos viviam esse aspecto solidificável da vida, era possível planejar e criar metas a longo prazo, hoje, tudo é inseguro, nada é garantido; não se planeja a longo prazo. Pode ser que essa característica ganhou tal forma pela rápida mudança que nossas vidas está passando com o avanço da tecnologia. A internet é um exemplo disso. Nunca foi tão rápido e eficiente fazer "amigos", mas também, nunca foi tão rápido e eficiente perdê-los. Temos tantos contatos que se torna sobre-humano manter relações solidificáveis com eles. É possível até se perguntar, será que esses contatos são verdadeiramente amigos ou são apenas contatos? Podemos classificar essas relações: 1)amigo; 2)colega; 3)contato; 4)alguém; 5)adicionei sem saber; 6)nossa, esse cara tá aqui; 7) desconhecido; etc

O mundo vem correndo tão rápido que quando estamos numa relação estável, seja ela profissional, amorosa ou de amizade, na nossa cabeça vem a ideia de que estamos perdendo as novidades. Como se fosse uma novela, na qual, não devemos perder de jeito nenhum o próximo capítulo, pois, tem novidades. Lembrando que a novela é um exemplo por excelência dessa liquidez social. Atualmente os roteiristas mudam o decorrer da história conforme o ibope televisivo. Se tal história não está colando, se o ator está muito feio, se o bandido está tendo mais ibope, rapidinho eles mudam a direção do roteiro.

A sociedade parece estar nessa moda da água: incapaz de manter a forma.


Identify SQL Server Database Backup Version

How to Identify SQL Server Database Backup Version.
Following is the query:
RESTORE HEADERONLY FROM DISK='C:DatabaseBackupsDatabaseBackup.bak'
Specify the correct path of the backup file.
When this query is executed read the values of the columns  

SoftwareVersionMajor,SoftwareVersionMinor and SoftwareVersionBuild.
The version of the SQL Server backup can be found by concatinating the values in three columns.
version of backup = SoftwareVersionMajor.SoftwareVersionMinor.SoftwareVersionBuild
If the output is
SoftwareVersionMajor = 10
SoftwareVersionMinor = 50
SoftwareVersionBuild = 2500
Then the version of database backup is 10.50.2500
SoftwareVersionMajor also gives an idea of the major version of SQL Server.
It helps to determine if the database backup is of SQL Server 2005 or SQL Server 2008.
 
Identify Database Backup Version
SoftwareVersionMajor = 9 backup is of SQL Server 2005
SoftwareVersionMajor = 8 backup is of SQL Server 2000
SoftwareVersionMajor = 10 and SoftwareVersionMinor = 0 backup is of SQL Server 2008
SoftwareVersionMajor = 10 and SoftwareVersionMinor = 50 backup is of SQL Server 2008 R2

Saturday, September 15, 2012

Resumo ITIL v2

ITIL_resumo_oficial_goetten

Como desenvolver um modelo de negócio inovador ?



Introdução
Diante da realidade dinâmica atual do mercado é de fundamental importância que novas empresas e as já constituídas empresas e instituições estarem constantemente revendo e avaliando o seu modelo de negócio para poderem se manterem competitivas, sobreviverem e inovar juntos aos seus clientes e consumidores cada dia mais exigentes.
Este post é baseado no livro Business Model Generation (Inovação em Modelos de Negócio), – escrito por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur, com co-criação de um grupo de 470 participantes de 45 países.

Para iniciar gostaríamos de registrar que um modelo de negócio descreve a racionalidade de como uma organização cria, entrega, e captura valor. Assim como as estratégias, modelos de negócios são implantados através de estruturas organizacionais, processos e sistemas.
O ponto de partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop sobre inovação no modelo de negócio deve ser um entendimento compartilhado do que um modelo de negócio realmente é. Precisamos de um conceito de modelo de negócio que todos entendam e que facilite a descrição e discussão. O conceito deve ser simples, relevante, e intuitivamente compreensível.

Um modelo de negócio é uma ferramenta conceitual que, através de um conjunto de elementos e seus relacionamentos, expressar a lógica pela qual uma organização faz dinheiro e gerar valor oferecendo aos clientes, a arquitetura da firma, sua rede de parceiros para criar, comercializar e entregar esse valor e o capital para gerar fluxos de receitas sustentáveis ​​e lucrativas
Este conceito pode tornar-se uma linguagem comum que permite a você facilmente descrever e manipular modelos de negócios para criar novas alternativas estratégicas. Sem essa língua comum é difícil sistematicamente desafiar suposições sobre o próprio modelo de negócios e inovar.
Assim como um arquiteto prepara e utiliza uma planta como modelo para criar suas obras, um empreendedor  de negócios pode servir-se de Modelos de Negócio antes de implantar o seu novo empreendimento na prática.
Para facilitar a construção do modelo de negócio, os autores propõem a criação de um canvas que permite desenhar um modelo de negócio em única folha (one page -- página única), o canvas é um quadro que ajudará na definição e visualização dos principais blocos de um modelo de negócio, veja o exemplo de um canvas:
Faça o download da versão original do canvas business model:
http://www.businessmodelgeneration.com/downloads/business_model_canvas_poster.pdf
A seguir apresentaremos como preencher cada bloco do canvas.
Quais são os elementos de um Modelo de Negócio?
No livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios de Alexander Osterwalder & Yves Pigneur eles começam explicando quais são os nove principais blocos que compõem um Modelo de Negócio, os blocos são desenhados dentro do canvas,  para qualquer tipo de organização:
1.      Segmentos de Clientes
2.      Canais  (de comunicação)
3.      Proposta de Valor
4.      Relacionamento com clientes
5.      Fontes de receita
6.      Atividades-chave
7.      Recursos-chave
8.      Parcerias-chave
9.      Estrutura de Custos
A seguir iremos descrever cada um destes blocos para que o leitor possa ter uma compreensão completa da proposta conceitual de um Modelo de Negócios.

Segmentos de Clientes
As organizações agrupam os clientes em segmentos com necessidades, comportamentos e outros atributos em comum, de forma que possam melhor entender, alcançar e servir esses clientes. Cada segmento tem uma proposta de valor, um processo de comunicação e um relacionamento diferenciado.
Os clientes é a razão da existência de uma organização. Nenhuma organização sobrevive muito tempo sem clientes que a remunere. Diferentes clientes podem exigir Valores, Canais ou Relacionamentos diferentes. Às vezes as organizações geram mais receita com um determinado grupo de clientes do que outros.
Quem você ajuda? Clientes são aqueles que pagam para receber um benefício (ou que recebem um benefício, sem nenhum custo e são subsidiadas por outros clientes pagantes).
A seguir listamos algumas questões para identificar o público cliente do negócio:
·         Para quem a sua organização está gerando valor?
·         Que problemas esses clientes realmente querem que a sua equipe solucione?
·         Quem são os nossos clientes mais importantes?
·         Esses clientes possuem necessidades em comum?
·         Podem-se contatar esses clientes da mesma forma?
Canais (de comunicação)
Os canais de comunicação desempenham cinco funções:
1.      Geram consciência dos serviços/produtos
2.      Auxiliam aos clientes em potenciais avaliar os serviços/produtos
3.      Permitem os clientes contratar/adquirir
4.      Entrega o valor aos clientes
5.      Garante a satisfação pós-aquisição através de suporte
Definir os Canais através do qual entregará o que seus Clientes contratam é simples, pois você pode:
·         Enviar relatórios escritos
·         Falar com as pessoas
·         Fazer apresentações pessoalmente ou online
·         Usar veículos para entregar a mercadoria fisicamente.
Exemplos de meios ou canais de comunição
As propostas de valor são levadas aos clientes por canais de comunicação, distribuição e vendas:
·         Pessoal de atendimento ou telefone
·         No cliente ou no escritório/loja
·         Entrega física
·         A Internet (mídias sociais, blogs, e-mails, etc)
·         Mídia tradicional (televisão, rádio, jornal, etc)
Como clientes potenciais ficam sabendo sobre você e o valor que pode proporcionar a eles? Eles podem descobrir sobre você através:
·         do boca-a-boca?
·         de um site ou blog?
·         de artigos ou palestras?
·         chamadas de vendas?
·         Via e-mail ou fóruns on-line?
·         Anúncios?
·         Redes Sociais?
·         LinkedIn?
A seguir listamos algumas questões para identificar os canais de comunicação do negócio:
·         Como aumentar a consciência sobre nossos produtos e serviços?
·         Como podemos ajudar os clientes a avaliar a Proposição de Valor da nossa organização?
·         Como podemos permitir que os clientes comprem produtos e serviços específicos?
·         Como é que vamos entregar uma Proposta de Valor para os clientes?
·         Como fornecer suporte pós-venda ao cliente?
Proposta de Valor
Esse bloco visa descrever quais são os valores que os serviços da organização oferecem aos clientes alvo. A proposta de valor consiste de um conjunto de serviços que uma organização oferece de forma a criar valor para um segmento específico de clientes
O valor fornecido aos clientes não reside num ato físico como o de troca de óleo, mas as vantagens obtidas pelas pessoas que recebem tais serviços profissionais. Exemplo: reduzir a possibilidade de problemas com seus carros.
Enfim, compreender como as Atividades-chave resultam em valor fornecido aos clientes é fundamental para definir o seu modelo de negócio pessoal.
A seguir listamos algumas questões para identificar a proposta de valor do negócio:
·         Que valor é entregue ao cliente?
·         Que problemas auxiliamos o cliente a solucionar?
·         Quais as necessidades do cliente estamos tentando satisfazer?
·         Que conjunto de serviços estamos oferecendo para cada segmento de cliente?
·         Quais são os diferenciais (características)?
·         Para qual trabalho o cliente me “contrata” para eu realizar?
·         Que benefícios os clientes ganham como resultado desse trabalho?

Relacionamento com clientes
O componente relacionamento com clientes descreve os tipos de relação que uma empresa estabelece com segmentos de clientes específicos. Esse relacionamento pode ser guiado pelas seguintes motivações:
      Conquista do cliente
      Retenção do cliente
      Ampliação de vendas
A seguir listamos algumas questões para identificar o tipo de relacionamento com clientes do negócio:
      Como você descreveria a forma da sua interação com os Clientes?
      Você fornece o serviço pessoalmente, face a face?
      Seus relacionamentos são mais “de escritório”, contando principalmente com e-mail ou outras comunicações escritas?
      Seus relacionamentos são caracterizados por transações individuais ou por serviços contínuos?
      Você se concentra no crescimento de sua base de clientes (aquisição) ou na satisfação de clientes existentes (retenção)?
Fontes de receita
O componente fontes de receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada segmento de clientes (os custos devem ser subtraídos da receita para gerar o lucro).
Um modelo de negocio pode envolver dois tipos diferentes de fontes de receita:
1.                  Transações de receita resultantes de pagamento único
2.                  Receita recorrente, resultante do pagamento constante, advindo da entrega de uma proposta de valor aos clientes ou do suporte pós-venda.
As fontes de receitas podem ser as seguintes:
  • Venda de ativos
  • Taxa de utilização
  • Assinaturas
  • Empréstimo / Locação / Leasing
  • Licenciamento
  • Taxas de corretagem
  • Publicidade
A seguir listamos algumas questões para identificar as fontes de receita do negócio:
  • Que valor os nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
  • Pelo que eles pagam atualmente?
  • Como eles estão pagando atualmente?
  • Como é que eles preferem pagar?
  • Quanto cada Fonte de Receita contribui para as receitas totais?
Atividades-chave
Execução das atividades-chave. O bloco de construção Atividades-chave descreve as coisas mais importantes que uma empresa deve fazer para seu modelo de negócio funcionar.
As Atividades-chave podem ser da seguinte categoria:
      Produção
      Resolução de problemas
      Plataforma / Rede
A seguir listamos uma questão para identificar os Atividades-chave do negócio:
Quais Atividades-chave nossas Proposições de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
Recursos-chave
O bloco de construção Principais Recursos descreve os ativos mais importantes necessários para fazer o modelo de negócio operar. Ativos necessários a oferta e entrega das propostas de valor.
Os recursos podem ser do seguinte tipo:
      Físicos
      Intelectual
      Pessoas
      Financeiros
A seguir listamos uma questão para identificar os principais recursos do negócio:
Quais Principais Recursos nossas Proposições de Valor, Canais de Comunicação, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
Parcerias-chave
Quem te ajuda? Seus Parceiros são aquelas que o apoiam como um profissional – e ajudam a fazer o seu trabalho com sucesso. Seus Parceiros podem dar conselhos, motivação, ou oportunidades de crescimento.  Eles também podem oferecer outros recursos necessários para realizar bem determinadas tarefas. Como parceiros você pode incluir: colegas ou mentores no trabalho, membros da sua rede profissional, família ou amigos, ou consultores profissionais.
Algumas atividades envolvem mão de obra terceirizada e alguns recursos são adquiridos fora da empresa. O bloco de construção Parcerias-chave descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
Motivação Parcerias
Entre as várias motivações para se montar alianças, podemos listar:
      Otimização e economia de escala
      Redução do risco e incerteza
      Aquisição de recursos e atividades especiais
Tipos de Parceiros
Entre os vários tipos de alianças possíveis podemos citar:
      Alianças estratégicas entre não concorrentes
      Coopetition: parcerias estratégicas entre concorrentes
      Joint ventures para desenvolver novos negócios
      Relações fornecedor-comprador para garantir abastecimento confiável
A seguir listamos algumas questões para identificar as principais parcerias do negócio:
      Quem são os nossos Parceiros do nosso negócio?
      Quem são os nossos principais fornecedores?
      Que  Principais Recursos nós estamos adquirindo dos parceiros?
      Quais Atividades-chave os parceiros realizarão?

Estrutura de Custo

Os custos são o que você dá ao seu trabalho: tempo e energia
Liste quaisquer custos não reembolsáveis necessários à realização de seu trabalho do tipo:
      Taxa de treinamento ou assinaturas
      Despesas com viagens ou socialização
      Veículos, ferramentas ou vestuário especial
      Internet, despesas de telefone, transporte, ou outros que você usa para trabalhar em casa ou nas instalações do cliente
Os custos também incluem o estresse ou insatisfação provocada pelas Atividades-chave ou por trabalhar com Parceiros
      Os elementos do modelo de negócio resultam em uma estrutura de custos.
      A Estrutura de Custos descreve todos os custos incorridos para operar um modelo de negócio:
     Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
     Quais Recursos-chave que são mais caros?
     Que Atividades-chave são mais caras?

Conclusão:
No final deste trabalho você deve ter o canvas (quadro) de modelo e negócio completo, logo seu modelo de negócio está pronto.
Palavras finais
Para visualizar uma animação sobre o texto acima, sugerimos você assistir o vídeo a seguir: http://youtu.be/CWvg_9XV87U

Referências:
Livro: Inovação em Modelos de Negócio, autores:
Alexander Osterwalder & Yves Pigneur e etc tal
Site business model generation: http://www.businessmodelgeneration.com/


Fonte: http://www.rildosan.com/2012/07/como-desenvolver-um-modelo-de-negocio.html

Wednesday, September 12, 2012

O Código Jedi

Não há emoção, há paz.
Não há ignorância, há conhecimento.
Não há paixão, há serenidade.
Nao há caos, há harmonia.
Não há morte, há a Força.
 
 

Sunday, September 09, 2012

Solitude - Black Sabbath

My name it means nothing
my fortune is less
My future is shrouded in dark wilderness
Sunshine is far away, clouds linger on
Everything I posessed - Now they are gone

Oh where can I go to and what can I do?
Nothing can please me only thoughts are of you
You just left when I begged you to stay
I've not stopped crying since you went away

The world is a lonely place - you're on your own
Guess I will go home - sit down and moan.
Crying and thinking is all that I do
Memories I have remind me of you

33 MANEIRAS PARA SE MANTER CRIATIVO


Saturday, September 08, 2012

Surfista Prateado


Estrutura com foco por processo versus foco funcional

Tabela 1: Estrutura com foco por processo versus foco funcional
Foco na Estrutura Organizacional
Foco nos Processos
Empregados são o problema  O processo é o problema 
Empregados Pessoas 
Fazendo o meu trabalho  Ajudar a concluir as atividades 
Entender o meu trabalho  Saber como minha função se encaixa no todo 
Medindo indivíduos  Medindo o processo
Mudar a pessoas Mudar o processo 
Pode-se sempre encontrar um empregado 
melhor 
Pode-se sempre melhorar o processo 
Motivar as pessoas Remover barreiras
Controlar empregados Controlar o processo/capacitar as pessoas 
Não se confia em ninguém  Todos são responsáveis pelo processo e seus  resultados 
Quem cometeu o erro O que permitiu que o erro ocorresse 
Corrigir erros Reduzir a variabilidade 
"Bottom-line driven"  "Customer driven" 
Fonte: Harrington (1991)

Thursday, September 06, 2012

"Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.

Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração"

Steve Jobs

 

Saturday, September 01, 2012

Seleção: ferramentas para criar formulários online

Nossa vida na internet costuma ser cheia de formulários. Como já estamos habituados a simplesmente preenchê-los para passar para a etapa seguinte, muitas vezes sua existência passa despercebida.  Pesquisas, cadastros e enquetes, entre muitos outros, também são parte integrada de quem tem um blog ou uma página na internet.
Para quem não tem muitos conhecimentos em programação, criação de layouts e estilos em CSS, criar formulários e deixá-los agradáveis aos olhos do seu visitante pode não ser uma tarefa tão simples.
Pensando nisso, o Baixaki fez uma seleção com programas para a criação de formulários, de forma que você possa ter opções para deixar o seu do jeitinho que imaginou sem quebrar a cabeça.
Wufoo
O Wufoo é um serviço online muito eficiente, pois sua interface gráfica amigável permite que mesmo quem não tem muita experiência no assunto monte formulários de boa qualidade sem deixar a desejar em elegância. Além disso, ele conta com formas simples para integração dos formulários no próprio site do cliente.
WufooO Wufoo apresenta diferentes temas para a personalização de seu trabalho. O serviço também oferece a criação de relatórios para o gerenciamento de dados. Para utilizá-lo é necessário efetuar o cadastro e possuir uma conta de usuário. A conta gratuita possui limitações de funcionalidades.
JotForm
O JotForm também é um serviço online. A ferramenta possui alguns modelos para ajudar usuários iniciantes ou a opção de começar um novo documento do zero. Embora os modelos possuam opções pré-configuradas, é possível alterar completamente qualquer um dos modelos disponíveis.
JotFormEste serviço também permite várias formas de disponibilização do formulário criado, sendo possível enviá-lo por email ou inseri-lo em um site ou blog próprio, bastando copiar as informações sobre o código HTML gerado. Para utilizá-lo é necessário efetuar o cadastro e possuir uma conta de usuário. Há opção para criação de conta gratuita (com limitação de funcionalidades).
FormFacil Alpha
Outra alternativa na categoria, o FormFacil Alpha também funciona online. O serviço conta com informações detalhadas para cada uma de suas ferramentas e dicas de uso. Além disso, o desenvolvimento é todo visual, ou seja, você acompanha o resultado antes mesmo de terminar o  trabalho.FormFacil Alpha
Permite o envio dos formulários via email, integração com páginas da internet ou acesso direto mediante endereço. O sistema de relatórios deixa um pouco a desejar, porém é outra ótima alternativa de serviço e gratuito.
FormSite
FormSiteO FormSite também é um serviço online e gratuito, nesta categoria. Nele, você pode construir o seu próprio documento a partir do zero, ou simplesmente escolher um modelo pronto e realizar as alterações desejadas. Permite integração dos formulários a páginas da internet ou link direto. A ferramenta permite acompanhar o progresso das pesquisas. Para utilizá-la é necessário criar uma conta de usuário.
Google Docs
Google DocsQuem já possui uma conta no Google pode acessar o Google Docs e desfrutar de mais uma de suas funções: a criação de formulários.  Embora esta funcionalidade pareça simples, ela possui diversas opções de campos e elementos, além de contar com diferentes temas para a personalização de seu trabalho. Além disso, oferece a criação de relatórios para o gerenciamento de dados recolhidos.
Os formulários criados podem ser compartilhados por meio de código. Serviço totalmente gratuito.

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