Sunday, November 21, 2010

De forma prática, como diferenciar Portfolio, Programa e Projetos?

O Gerenciamento de Portfolio tem como objetivo definir curso de ação e estratégia definidos pela empresa. Ou seja, ele garante que todos os projetos em execução estejam aderentes a o planejamento estratégico da empresa. Aqui existem muitos problemas desde uma definição clara da estratégia bem como critérios de como classificar um projeto como "aderente". No geral não encontramos este tipo de gerenciamento nas empresas. No dia-a-dia, encontramos projetos departamentalizados e que agregam pouco valor a organização como um todo.

O Gerenciamento de Programa tem como objetivo coordenar múltiplos projetos que foram agrupados de acordo com algum critério para facilitar sua coordenação, principalmente de aquisições e demais recursos. Deve-se atentar que o gerenciamento de programa aumenta o gerenciamento de comunicação, haja visto que os projetos serão vistos de maneira isoladas, mas com um nucleo em comum.

O Gerenciamento de Projeto tem como o objetivo entregar soluções, aplicando as técnicas de gerenciamento de projetos e garantindo a execução de acordo com o definido no planejamento estratégico.




Enjoy!

No comments: