terça-feira, setembro 14, 2010

Características de micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em 2003 uma pesquisa sobre as micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil (IBGE, 2003), onde é possível observar que as MPEs, em geral, apresentam algumas características comuns. CEZARINO (2006) interpreta o que foi apontado nesta pesquisa, elencando as seguintes características observáveis em MPEs:

• Pequeno volume de capital investido;
• Grande natalidade e mortalidade;
• Presença significativa de proprietários, sócios e funcionários com laços familiares;
• Grande centralização do poder decisório;
• Não distinção da pessoa física do proprietário com a pessoa jurídica, inclusive em balanços contábeis;
• Registros contábeis pouco adequados;
• Contratação direta de mão-de-obra;
• Baixo nível de tercerização;
• Baixo emprego de tecnologias sofisticadas;
• Baixo investimento em inovação tecnológica;
• Dificuldade de acesso a financiamento de capital de giro;
• Dificuldade de definição dos custos fixos;
• Alto índice de sonegação fiscal;
• Contratação direta de mão-de-obra;
• Utilização intensa de mão-de-obra não qualificada ou sem qualificação.

Enjoy!

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