Friday, August 13, 2010

SWEBOK, PMBOK, BABOK & Outros BOKs

A área de TI cada dia conta com mais (e melhores) corpos de conhecimento para vários papéis de engenharia de software, gerência e outras áreas. Compilo aqui um conjunto de BOKs de renome reconhecido e de grande valor para projetos de TI.

    * PMBOK: Clássico corpo de conhecimento do PMI. Atualmente em sua terceira edição (inclusive em português), compila as melhores práticas para a gerência de projetos para as áreas de gerência integrada, de escopo, qualidade, custo, prazo, recursos humanos, aquisições, riscos e comunicações. Outros excelentes corpos de conhecimento do PMI incluem o corpo de conhecimento para gerência de portfólios de projetos e o corpo de conhecimento para gerência de programas (conjunto de projetos relacionados em um tema).

    * SWEBOK: Iniciativa de grande qualidade do IEEE, traz um excelente conjunto de referências para informações primárias sobre requisitos, desenho, construção, implementação, qualidade de software, gerência de projeto, processos de software, ferramentas e métodos.
 
    * BABOK: Corpo de conhecimento para modelagem de processos de negócio do Instituto Internacional de Analistas de Negócio.
 
    * EABOK: Corpo de conhecimento de arquiteturas corporativos do MITRE. Outros corpos de conhecimento sobre arquitetura corporativa incluem o DODAF (do Departamento de Defesa Americano), MODAF (Governo Inglês), o SEI Feature Oriented Domain Analysis, o TOGAF ( do Open Group) e talvez o mais conhecido deles, o Zachman Framework.
 
    * Usability Body of Knowledge: Corpo de conhecimento de usabilidade da associação de professionais de usabilidade.

Enjoy!

No comments: