Sunday, August 01, 2010

Métodos Convencionais de Engenharia de Software

Há quase 500 anos, Machiavelli disse: "não há nada mais difícil de levar, mais perigoso de conduzir ou de sucesso incerto, do que tomar a liderança na introdução de uma nova ordem das coisas". Durante os últimos 50 anos, sistemas baseados em computador introduziram uma nova ordem. Apesar da tecnologia ter feito grandes avanços desde quando Machiavelli falou, suas palavras continuam a soar como verdadeiras.
Engenharia de Software ocorre como consequência de um processo chamado Engenharia de Sistemas. Em vez de se concentrar somente no software, a engenharia de sistemas focaliza diversos elementos, analisando, projetando e organizando esses elementos num sistema que pode ser um produto, um serviço ou uma tecnologia para transformação de informação ou controle.
O processo de engenharia de sistemas é chamado Engenharia de Processo de Negócio quando o contexto do trabalho focaliza uma empresa de negócios. Quando um produto (neste contexto, um produto inclui tudo de um telefone sem fio a um controle de tráfego aéreo) deve ser construído, o processo é chamado Engenharia de Produto.
Tanto a engenharia de processo de negócio, quanto a engenharia de produto tentam colocar ordem no desenvolvimento de sistemas baseados em computador.

Enjoy!

No comments: