Friday, August 06, 2010

Elitismo na Ciência

Stephen Dutch é geólogo e uma ativista cético. Em suas constantes discussões sobre ciência, ceticismo, evolucionismo e etc, Dutch recebe muitos emails irados como esse:


    "Estou cansado dos que se apontam como experts e de sua atitude arrogante de quem sabe tudo. Porque vocês não ficam fora de coisas das quais não sabem nada? Vocês fazem parecer que sabem tudo e o resto de nós é estúpido"

Agora Stephen Dutch jogou o pano:


    "Já vi esse script antes. Neste ponto eu deveria assumir uma postura humilde e dizer 'Tudo bem... nós não queríamos fazê-lo se sentir mal. Você é mesmo uma boa pessoa e um ser humano valioso e suas opiniões são importantes'.

    Estou cansado desse jogo.

        * Nós não somos auto-intitulados experts. Nós somos experts de verdade.

        * Não é arrogância falar sobre o que você sabe profissionalmente. É arrogância rejeitar a opinião de um expert sem possuir expertise para tal.

        * Se ouvir os experts que dizem que você está errado faz você se sentir mal ou estúpido, este é um problema seu, não nosso. Procure um analista e trabalhe a sua auto-estima. Se você pensa que isso machuca seu ego tente passar meses trabalhando em um artigo científico e depois vê-lo ser rejeitado; algo por que passam os verdadeiros experts de vez em quando.

        * Nós não sabemos tudo mas sabemos mais à respeito de nossa área de conhecimento do que outras pessoas, especialmente pessoas sem treinamento nenhum.

        * A não ser que você possua evidências verdadeiras que suportem sua opinião, elas não contam.

        * Se você ouviu algo que conflita com o que você acha que sabe e não se importou em checar a informação então você não deveria se sentir estúpido. Você é estúpido.

        * Se você quer discutir com experts mas não quer investir tempo e esforço para se tornar um expert, você não é apenas estúpido. Você é preguiçoso também.

        * Se você pensa que estou desreipetando você, você está certo. Eu não tenho nenhum respeito por quem é desinformado e que fica nervoso quando alguém o contradiz, mas é preguiçoso demais para se informar e covarde demais para suportar rejeição, crítica e a possibilidade de mudar suas conviccções. Você não é uma boa pessoa. Ninguém que é preguiçoso e covarde pode ser chamado de "bom".

        * De onde você tirou a idéia de que é tão valioso? Há seis bilhões de nós por aí. Você não é único. Como exatamente você se convenceu de que está tão alto na escala cósmica das coisas para ser tratado como igual pelos experts sem se importar em adquirir, você mesmo, conhecimento?"

Como geólogo, Dutch certamente tinha criacionistas em mente. Eu diria o mesmo para certos conspiracionistas que obviamente nunca assistiram uma aula de física na vida e se escoram na farta ignorância para tentar nos convencer que o homem nunca foi à Lua.

No comments: